Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Institucional Governadoria Vice-Governador

Vice-Governador

Vice-governador

Natural de Maceió, 65 anos, José Thomaz da Silva Nonô Netto é filho de Aloísio e Eunice Nonô. Casado com Francisca Nonô. O vice-governador tem quatro filhos José Thomaz Bisneto, Manoela, Francisco e Eunice.

José Thomaz Nonô é advogado e agricultor. Foi promotor de Justiça do Estado de Alagoas, já tendo atuado nessa função nas comarcas de Batalha, Viçosa e Maceió. Exerceu seis mandatos de deputado federal consecutivos, onde chegou a presidente interino da Câmara dos Deputados e desempenhou importantes atividades representando o Congresso Nacional. Na vida pública também ocupou o cargo de secretário da Fazenda do Estado de Alagoas. Atualmente é presidente estadual do partido Democrata e vice-governador de Alagoas. 

Thomaz Nonô é coordenador do Programa da Reconstrução dos Municípios Atingidos pelas Enchentes em Alagoas, e também preside o Conselho Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Cepram) e o Conselho Integrado de Políticas de Inclusão Social (Cipis), que discutem e aprovam projetos que visam o desenvolvimento sustentável da sociedade e do Estado.

José Thomaz Nonô possui vasto currículo, com especialização em diversas áreas, tendo participado de cursos e seminários no Brasil e no exterior. Entre eles, o treinamento de lideranças, na Harvard University, em Massachussets (EUA); foi aluno da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal; Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Faculdade de Direito na Universidade Federal de Alagoas; foi, também, aluno do Curso de Mestrado da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco.

Nonô foi Presidente da II Comissão da União Interparlamentar, Comissão Par-lamentar Jurídica e dos Direitos do Homem, Beijing, China, 1996-1998, reeleito em Moscou, 1998-2000. Presidente do Comitê ad hoc pelo Respeito às Leis Humanitárias, 1996-2000. Presidente do PARLAODCA, 2001-2003. Também exerceu várias atividades parlamentares, como presidente da Comissão de Organização do Estado, Titular das Comissões de Sistematização e Representativa do Congresso Nacional, titular das CPI Mista Ciência e Tecnologia, Programa Nacional de Desestatização, e Sistema Financeiro de Habitação. 

Pelas atuações enquanto parlamentar, Nonô foi agraciado com várias comendas, como a do grau de Grande Oficial da Ordem do Mérito Naval, pelo Ministério da Marinha; grau de Grande Oficial da Ordem do Rio Branco, oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores; grau de Grande Oficial da ordem do Mérito Aeronáutico e medalha do pacificador do Exército Brasileiro, oferecida pelo Ministério da Defesa.

Como vice-governador José Thomaz Nonô também recebeu várias homenagens pelo seu trabalho transparente, firme, sério e responsável que levam Alagoas ao desenvolvimento, como a outorga da Comenda do Mérito Dom Hélder Câmara, Medalha do Mérito Bombeiro Militar, Medalha do Mérito Institucional da Polícia Militar “Zumbi dos Palmares” e a Medalha do Mérito do Ministério Público.

Ações do documento